segunda-feira, 14 de julho de 2014

A Igreja do Senhor Bom Jesus de Iguape




BASÍLICA DO SENHOR BOM JESUS DE IGUAPE

Nascida nos primórdios da colonização lusitana no Brasil, a cidade de Iguape foi oficialmente fundada no dia 3 de dezembro de 1538. Atravessou diversos ciclos econômicos, representados pela mineração do ouro, pela construção naval e pela lavoura do arroz, que a projetou como a Capital do Sul do Estado de São Paulo. Possui o maior conjunto arquitetônico do Estado, e diversos imóveis foram tombados pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de São Paulo, em 1975.

Dentre esse importante conjunto, destaca-se a imponente BASÍLICA DO SENHOR BOM JESUS DE IGUAPE, que foi iniciada em 1787, quando era governador da Capitania de São Paulo dom Bernardo José de Lorena. A sua administração ficou aos cuidados do padre Diogo Rodrigues da Silva, que conclamava a população para as obras da nova igreja, e ele mesmo era o primeiro a pegar as pedras, trazidas em canoas e depositadas no Porto Grande, e levá-las até o local das obras.

Devido à falta de recursos, as obras prosseguiam e paravam, e somente seriam parcialmente concluídas em 1856, depois de 69 anos, quando, numa festa memorável, o templo foi solenemente inaugurado pelo padre Antônio Carneiro da Silva Braga.

Os afrescos, que decoram o teto da nave, foram executados pelo consagrado pintor paulista ERNESTO THOMAZINI, auxiliado por seu irmão João Thomazini, em duas etapas, nos anos de 1924 e 1926.

Em 1962, por determinação papal, a Igreja do Senhor Bom Jesus de Iguape foi elevada à categoria de Basílica.

Em 1975, foi tombada pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Iguape.

Iguape recebe anualmente cerca de 150 mil visitantes, entre romeiros e turistas, durante as festividades dedicadas ao Senhor Bom Jesus, realizada entre os dias 28 de Julho a 6 de Agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário